O sexto ano de medicina é uma experiência tão densa quanto transformadora. São os últimos passos de uma longa jornada, que traz tantas certezas quanto dúvidas e questionamentos. Os estágios trazem a vivência do contato com as diferentes doenças através da experiência e cada memória se torna parte do conhecimento que usaremos para o resto de nossas vidas.
Cada estágio te ensina sobre a medicina e sobre o ser humano de alguma forma. Lidamos com o nascer na obstetrícia e com os cuidados paliativos na oncologia, com os primeiros passos na pediatria e com cada pequeno passo na geriatria, com as grandes responsabilidades do cuidado e os pequenos momentos de conversa e empatia.
Para falar mais sobre o sexto ano de medicina eu convido a médica formada em 2022, a Dra Manuela Guimarães Labigalini, de 25 anos, que nos dá o seguinte depoimento:
“Durante o ano você se esforça para viver o equilíbrio entre momentos com seus amigos que serão guardados para sempre e estudos que tanto te formarão como médico como te permitirão passar numa boa residência ao final do ano.”
A médica recém-formada alega que: “Ao longo do último ano definimos quem queremos ser como médicos e vamos adquirindo traços de quem vai nos inspirando ao longo do caminho. Ao final do ano, sabemos que para além do nosso próprio conhecimento temos todas as ferramentas necessárias para iniciar nossos próprios caminhos, tomar nossas próprias condutas e dar a devida escuta a cada paciente que passar pelo nosso percurso como médicos.”
Link do artigo: https://jornaldaorla.com.br/noticias/sexto-ano-de-medicina/