A perda de cabelos acelerado, tem como um dos motivos a reposição hormonal com testosterona.
Os benefícios da reposição hormonal com o uso da testosterona são amplamente sentidos pelos seus usuários, mas essa reposição deve ser bem avaliada, indicada, controlada e acompanhada por médico, buscando entender as suas reais necessidades, os seus objetivos, associados a atividades físicas praticadas e em contrapartida avaliando os seus possíveis efeitos colaterais, como por exemplo: acne, aumento de pêlos corporais e queda de cabelo.
Essa informação é importante para quem tem problemas de queda de cabelos e não quer ter surpresas do seu tratamento para a calvície no futuro, sendo que não é lenda e sim um fato, que o uso da suplementação hormonal com testosterona é prejudicial aos folículos capilares, sendo uma máxima sem flexibilização. É assim e ponto!
A explicação é que devido à ação das enzimas 5-alfa redutases, presente nos folículos capilares, que são avidas pela testosterona e tem a ação de converter a testosterona em DHT (substância derivada da testosterona). A DHT por sua vez, faz com que os cabelos que estão em crescimento entre na fase de queda, resultando na miniaturização dos folículos capilares e no final acarretando a calvície.
Sendo assim exposto, a suplementação da testosterona para ganhos de massa muscular é um problema, pois irá agravar a queda de cabelos nas pessoas que já tem tendência à calvície.
Mas, isso não significa que não se deva realizar reposição hormonal, mas que é fundamental ter ciência das consequências e ter um bom time médico que avalie corretamente e busquem chegar à equação adequada para que não deixem de ter os benefícios que buscam e mantenha o seu tratamento capilar em boa performance.
Link do artigo: https://jornaldaorla.com.br/noticias/o-uso-da-testosterona-x-queda-de-cabelo/