O pescoço é uma região frequentemente negligenciada nos 30 primeiros anos da nossa vida em relação a cremes e até protetor solar.
Com o envelhecimento, a pele do pescoço parece que vai se descolando dos planos profundos, ficando com o aspecto flácido, redundante, perdendo a nítida definição entre o rosto, mandíbula e pescoço.
Os cuidados com o pescoço passam a ter uma necessidade de rejuvenescimento com aspecto crítico na manutenção de uma aparência agradável e harmônica.
O pescoço jovem ideal segue as seguintes características:
- Ângulo cervicomentual agudo;
- Linha mandibular definida;
- Pele lisa, firme e luminosa;
- Sem linhas verticais e horizontais;
- Sem bandas plastimais;
- Glândulas submandibulares imperceptíveis;
- Músculos masseter normotróficos;
- Sem discromias ou alterações maiores de relevo cutâneo.
O envelhecimento da área cervical é representado por:
- Ângulo cervicomentual obtuso;
- Linha mandibular mal definida;
- Fotoenvelhecimento cutâneo;
- Linhas verticais e horizontais devido à movimentação cervical;
- Bandas cervicais laterais e centrais;
- Glândulas submandibulares visíveis;
- Hipertrofia de masseteres.
Classificação de Rohrich para o envelhecimento do pescoço:
GRAU 1 – Sem flacidez cutânea. Excelente tônus e lipodistrofia leve.
GRAU 2 – Flacidez leve com ou sem bandas platismais mediais estreitas (< 2 cm)
GRAU 3 – Flacidez moderada com ou sem bandas platismais mais largas (> 2 cm)
GRAU 4 – Flacidez moderada a grave. Lipodistrofia significativa.
Tratamentos
O envelhecimento cutâneo do pescoço ocorre em todas as camadas da pele e nos músculos.
A escolha das tecnologias e suas associações têm que respeitar as necessidades individuais de cada paciente e seus anseios.
As alterações de pigmentação e textura são bem tratadas com: peelings seriados, lasers diversos, como por exemplo: laser fracionado ablativo (CO2) e não ablativo, Nd-Yag, luz intensa pulsada (LIP), microagulhamento de rolo e robótico com agulhas banhadas a ouro.
Para a flacidez do pescoço são indicadas as tecnologias de aquecimento dérmico e subdérmico como a radiofrequência, o microagulhamento de ouro associado a radiofrequência, ultrassom microfocado e luz infravermelha.
O acúmulo de gordura no subcutâneo é tratado com lipoaspiração feito pelo habilitado cirurgião plástico e tecnologias lipolíticas como laserlipólise, criolipólise e enzimas lipolíticas.
As bandas platismais aparentes, que representam os músculos contraídos do pescoço, são tratados ao longo de todo o pescoço com toxina botulínica, assim como o tratamento chamado de Nefertiti, em homenagem a deusa Egípcia, onde a toxina é aplicada no músculo platisma com o intuito de definição dos contornos mandibulares.
O bioestimulador de colágeno, como o ácido polilático e a hidroxiapatita de cálcio são considerados os produtos mais potentes para estimular a renovação e formação de colágeno novo, com obtenção surpreendente de um efeito lifting, com melhora da qualidade e firmeza da pele.
O preenchimento com ácido hialurônico na região da mandíbula e mento para melhorar a definição do contorno do rosto, deixando o rosto mais alongado e fino ou mais “quadrado” como no caso do rosto masculino.
O envelhecimento do pescoço é um processo multifatorial e assim sendo, as terapias combinadas se sobrepõem e atendem de maneira mais completa o rejuvenescimento dessa área.
Procurem sempre a consulta médica do seu cirurgião plástico e/ou dermatologista para avaliação, orientações e terapêuticas mais adequada para o seu caso.
Link do artigo: https://jornaldaorla.com.br/noticias/o-envelhecimento-do-pescoco/