Como anda a sua pressão arterial? Hipertensão e exercício físico

Para manter a beleza física são necessárias uma rotina de disciplina, cuidados, alimentação saudável e equilibrada, além dos exercícios físicos, onde precisamos saber como anda a nossa pressão arterial.

As pesquisas registram um sensível aumento da hipertensão arterial em escala mundial, e isso vem preocupando os profissionais da saúde e outros, cujo trabalho tem ligação com a condição física, como os profissionais ligados ao esporte e atividades que promovem o bem-estar físico e mental.

Está amplamente demonstrado que a hipertensão arterial causa inúmeros malefícios à saúde das pessoas, num processo silencioso de decadência física. Para se ter uma ideia, estudos demonstram que o fator hipertensão arterial é responsável pelo agravamento de doenças cardiovasculares e que o número de pessoas atingidas aumenta em 10% em dez anos. Um dos fatores que podem alterar a melhoria da condição física dessas pessoas é a mudança no estilo de vida, onde o indivíduo passa de “sedentário” a praticante de atividade física moderada.

O advento da pandemia do Covid 19, trouxe danos indiretos afetando a saúde mental e com isso a alimentação foi negligenciada devido ao maior período em casa, observou-se em muitos indivíduos com aumento significativo no peso corporal. A personal trainer Alzira Marques relata que “o sedentarismo foi incorporado devido principalmente ao distanciamento e fechamento de clubes e parques, resultando em agravamento de diversas doenças físicas e mentais, afetando a qualidade de vida das pessoas. Aumentaram as preocupações com a preservação da vida. As transformações que se impuseram na nova rotina em escala mundial, contribuíram para o agravamento da saúde do ser humano, com preponderante influência na hipertensão arterial e efetiva diminuição de exercícios físicos regulares alterando a qualidade da saúde dos indivíduos.”

A personal com pós-graduação no assunto nos alerta que “para que essa melhoria da condição de saúde aconteça é necessário que o treinamento seja realizado com monitoramento de um profissional, para que esse modelo de treino não se altere para um treinamento próximo ao anaeróbico que não é tão eficiente na diminuição da pressão arterial. As condições em que se verificou a eficácia para regular a situação de hipertensão com o auxílio do treino aeróbio são o foco principal de pesquisa, por meio da revisão bibliográfica sobre o tema.”

A personal Alzira explica que “é recomendado que a prática de exercícios aeróbicos em portadores de hipertensão, tem que respeitar a posição do American College of Sports Medicine que o treinamento aeróbio deve ter no mínimo a duração de 30 minutos diários, de preferência acrescido com exercício resistido.”

Link do artigo: https://jornaldaorla.com.br/noticias/como-anda-a-sua-pressao-arterial-hipertensao-e-exercicio-fisico/

Sobre a doutora 

Júlia Mendes

Médica Dermatologista e Profª: Dermatologia na faculdade de Medicina FCMS e Especialização da SBD em Estética. Laser, Cirurgia e Beleza.