Ciclos menstruais em adolescentes

O ciclo menstrual normal é coordenado por efeitos estimulatórios e inibitórios que resultam na liberação de um único oócito maduro, fazendo parte do sistema reprodutivo feminino, sendo um processo natural que se repete periodicamente.

O primeiro sangramento menstrual é chamado de menarca, que ocorre na puberdade, iniciando o período de fertilização e gravidez. A menstruação se encerra na menopausa.

O ciclo apresenta uma duração média de 28 dias, iniciando no primeiro dia da menstruação e terminando no dia anterior ao início do sangramento subsequente.

Ciclos menstruais em adolescentes são irregulares devido à imaturidade do eixo hipotálamo-hipóse-ovário. Após 3 anos da menarca nos deparamos com um padrão mais regular, variando entre 24 a 38 dias, sendo considerado um ciclo saudável de uma mulher adulta a duração que varia entre 21 dias e 37 dias e devemos ficar atentos e investigar quando estamos frente a ciclos curtos menores de 21 dias ou longos maiores de 45 dias.

As fases do ciclo menstrual são caracterizadas por flutuações previsíveis dos hormônios ovarianos: estradiol (E2) e progesterona (P4) e vários fatores contribuem para a regulação desse processo, tais como  os hormônios e fatores parácrinos e autócrinos que ainda estão sendo identificados.

E é no período que se inicia a menarca que pode surgir o aparecimento da acne e a necessidade de se estabelecer uma rotina de cuidados com a pele, devendo marcar uma consulta com o dermatologista para prescrever os produtos mais adequados.

Link do artigo: https://jornaldaorla.com.br/noticias/ciclos-menstruais-em-adolescentes/

Sobre a doutora 

Júlia Mendes

Médica Dermatologista e Profª: Dermatologia na faculdade de Medicina FCMS e Especialização da SBD em Estética. Laser, Cirurgia e Beleza.