Os alinhadores transparentes são um tipo de aparelho ortodôntico cujo objetivo é corrigir o alinhamento dos dentes de maneira gradual, visando estética e conforto no dia a dia. O tratamento consiste no uso de um conjunto de placas transparentes, que devem ser trocadas a cada 15 dias, sendo que cada placa realiza uma pequena parte das movimentações dentárias até que se atinja o estado final desejado.
Para ser tratado, o paciente deve inicialmente realizar o escaneamento da sua boca, método que digitaliza seus dentes e sua gengiva gerando um modelo virtual. A partir desse modelo, as movimentações de cada dente são planejadas e executadas em ambiente de software, o que então possibilita a confecção do conjunto de alinhadores específico para o caso.
Por serem transparentes, os alinhadores são bastante discretos na boca, além de serem consideravelmente mais confortáveis que os aparelhos fixos metálicos tradicionais. Outra vantagem é a de poderem ser removidos para comer e beber, o que facilita sua higienização.
Esse tipo de tratamento dura em média 8 meses e é recomendado para tratar principalmente apinhamento (dentes tortos), mas também pode ser utilizado na correção de diastemas (espaços entre dentes) e de alguns problemas de mordida, como mordida aberta e mordida profunda.
Dra. Flávia Cristina Lena Mendes, dentista com especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial, ressalta que o tratamento com alinhadores é atrativo não só por trazer resultados rápidos, mas também por gerar poucas mudanças na rotina dos pacientes, já que os aparelhos são removíveis e quase imperceptíveis.
Link do artigo: https://jornaldaorla.com.br/noticias/alinhadores-ortodonticos-transparentes/