A cura milagrosa

A cura milagrosa fica entre um espaço convergente entre a religião e a medicina.

A administração da cura ocorre como se fosse uma narração pelo líder do grupo religioso ou por um integrante nomeado com dons de cura.

Essa oração pode ocorrer nos próprios grupos de oração ou em encontros fechados. A cura se manifesta de diferentes maneiras em cada fiel, muitas vezes relatada por uma sensação de leveza e queda durante esse processo, outros relatos são de dor e sensação de alívio.

Existem uma série de procedimentos que os líderes da RCC – Renovação Carismática Católica usam na praça da cura emocional, esses processos são:
1. motivar a necessidade da cura
2. contextualiza a presença de jesus
3. pedir para cada fiel lembrar nitidamente da pessoa que o feriu.
4. sugerir o perdão a essa pessoa
5. pedir para que repita o perdão em voz alta
6. orar ao senhor pela cura dos fiéis presentes
7. pedir ao espírito amor e paz
8. todos louvam em voz alta pelas pessoas perdoadas

Existem grandes encontros de fiéis que visam promover a cura de doenças em muitas pessoas, como cita os exemplos da estudante do primeiro ano de medicina Raissa Lena “ocorrem os encontros estaduais e congressos da RCC e existem os grupos de apoio que oferecem curas milagrosas atraindo pessoas que não obtêm bons resultados através da medicina, um exemplo é a casa de apoio “Elba A. F. Curado” que conta com o grupo de oração “Sagrados Estigmas” encarregados de dar auxílio espiritual as pessoas com câncer além de proporcionar tratamento médico convencional.”

Observamos que o ritual de cura da RCC induz a atenção cerebral do indivíduo, através de canções, símbolos, imagem para serem estimulados a crer nesse tipo de tratamento, além disso, a cura espiritual é intensificada quando feita em grupo, estimulando a socialização entre pessoas que passam pela mesma situação.

Relatos afirmam que esse processo pode ajudar os pacientes a evitar complicações no coração como paradas cardíacas e insuficiência cardíaca congestiva, pneumonia e a diminuição do uso de antibióticos. Em suma, ao experimentar o contato com o sagrado e seu poder de cura, ao saber das infinitas possibilidades do milagre, o indivíduo passa a ter fé e inicia uma transformação interna em sua saúde emocional.

A imposição das mãos (a cura divina, o exorcismo) traduzem uma comunicação privilegiada e um conhecimento imediato de Deus, … no Batismo no Espírito Santo.

Entre as denominações pentecostais, assim como aos movimentos carismáticos este ato trata-se de uma sensação emocional de um encontro ou conhecimento de Deus ou ainda uma experiência mística.

Link do artigo: https://jornaldaorla.com.br/noticias/a-cura-milagrosa/

Sobre a doutora 

Júlia Mendes

Médica Dermatologista e Profª: Dermatologia na faculdade de Medicina FCMS e Especialização da SBD em Estética. Laser, Cirurgia e Beleza.